sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os patrimônios protegidos de São Paulo

Todos sabemos que na cidade de São Paulo existem vários patrimônios tombados, mas todos sabem o que são e quais são esses patrimônios tombados?
Para começar vou explicar quem decide o que deve ser tombado. O IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional) foi criado em 1937 por um decreto de lei, durante o governo de Getúlio Vargas, e estruturado por intelectuais e artistas brasileiros da época. Ele é responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros para assegurar a permanência desses bens para a atual e as futuras gerações.

Os patrimônios que são tombados não podem sofrer nenhuma alteração que os descaracterizem de suas formas e características originais. A baixo seguem alguns exemplos de bens tombados:

Estação da Luz


Descrição:Em 1860, inicia-se a construção da estrada de ferro The São Paulo Railway Company que ligaria a próspera região de produção de café do interior de São Paulo ao principal porto exportador, Santos. Em 1865, inaugura-se a primeira estação em São Paulo, substituída, em 1900, pela Estação da Luz, monumental edifício em ferro e tijolos, projetado na Inglaterra, com área de 7.520 metros quadrados, que se tornou referência obrigatória em todos os guias e relatos de viajantes, reorientando o crescimento da cidade. Ainda hoje funciona como importante entroncamento do sistema metropolitano de transporte.

Estádio do Pacaembu


Foi inaugurado em 27 de abril de 1940 e construído em terras cedidas pela Companhia City, de acordo com projeto do Escritório Técnico Ramos de Azevedo - Severo e Villares. Influenciado pelo estilo Art-Deco, o estádio sofreu várias intervenções, sendo a mais significativa a introdução de uma grande arquibancada - “Tobogã” - em substituição à concha acústica que fazia parte do projeto original. Outras edificações como o ginásio de esportes, quadra de tênis, piscina olímpica e demais instalações formam juntamente com o estádio um complexo de importância significativa para a história do esporte paulista.

Cemiterio da Consolação:

O Cemitério da Consolação foi inaugurado no dia 10 de julho de 1858, em conseqüência da promulgação, por D. Pedro I, em 1828, da lei que obrigava as Câmaras Municipais a construírem cemitérios a céu aberto. Até então os sepultamentos eram executados nas regiões centrais das cidades, dentro e em torno das igrejas.

Edifício do Antigo DOPS


O edifício, conhecido principalmente por ter abrigado entre 1942 e 1983 o Departamento de Ordem Política e Social – DOPS, foi construído entre 1910 e 1914 para a instalação do Armazém Central e escritórios administrativos da Estrada de Ferro Sorocabana. Sediou também o Decon – Delegacia do Consumidor de 1983 a 1998, quando foi transferido para a Secretaria de Estado da Cultura. Após passar por obras de restauração, o edifício foi inaugurado em 2 de julho de 2002 para abrigar o Memorial da Liberdade.


O trabalho do IPHAN é muito importante para a nação brasileira, este trabalho faz com que o nosso passado seja preservado assim nunca nos esqueceremos de onde viemos e nos ajudará a saber para onde iremos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More